​Apresentamos o Relatório de Sustentabilidade 2024, reforçando o nosso compromisso com a eficiência ambiental e a construção de um futuro mais sustentável. Em 2024, 100% da energia consumida em nossos empreendimentos segue sendo proveniente de fontes renováveis, marco que evidencia a responsabilidade da Companhia na gestão de seus ativos.

Com 20 shoppings em operação em sete estados, movimentamos um ecossistema robusto, que reúne mais de 6 mil lojas, gera 80 mil empregos e recebe cerca de 200 milhões de visitas anuais. O relatório também destaca avanços em governança, responsabilidade social, gestão ambiental e transformação digital, consolidando uma estratégia pautada em eficiência, inovação e impacto positivo nas regiões onde atua.

"Seguimos com um legado sólido e a convicção de que estamos no caminho certo. E estamos cada vez mais preparados para impulsionar nossos ativos, proporcionar experiências únicas, e gerar valor sustentável para todo o nosso ecossistema", afirma Vander Giordano, Vice-Presidente Institucional.

Energia limpa, eficiência e inovação ambiental

Em 2024, 100% do consumo energético da Multiplan foi proveniente de fontes renováveis, adquiridas no mercado livre ou geradas em usinas próprias. As usinas solares da companhia produziram 17 mil MWh, suficientes para abastecer 78 mil residências por mês, evitando a emissão de 15 mil toneladas de CO₂ e gerando economia de R$ 7,5 milhões.

A gestão de resíduos também ganhou reforço, com 33,7 mil toneladas registradas e ações de coleta seletiva, compostagem e reuso de água — prática já presente em 65% dos shoppings. Todos os empreendimentos seguem com planos de gerenciamento de resíduos.

Responsabilidade social: infraestrutura a serviço da comunidade

Por meio do hub social Multiplique o Bem, a Multiplan ao longo de 2024, ampliou seu impacto positivo nas comunidades onde atua. Um dos principais destaques foi a expansão do Projeto de Escolarização para 100% dos shoppings da rede. A iniciativa oferece aulas de ensino fundamental e médio para colaboradores, lojistas e prestadores de serviço, contribuindo para a formação de adultos e jovens e abrindo novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Além disso, a companhia promoveu a doação de 371 toneladas de alimentos e 323 mil itens diversos — entre roupas, brinquedos, produtos de higiene e móveis — destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social, com apoio de organizações parceiras e autoridades locais. Na área da saúde, foram aplicadas 59 mil doses de vacinas e coletadas 4 mil bolsas de sangue, em campanhas realizadas nos shoppings, beneficiando diretamente milhares de pessoas em todo o Brasil.

Durante a crise climática no Rio Grande do Sul, os shoppings ParkShopping Canoas e BarraShoppingSul se transformaram em verdadeiros centros de apoio emergencial. Canoas, inclusive, operou como terminal aéreo provisório de embarque e desembarque de passageiros, atendendo mais de 80 mil passageiros e 500 voos. A Multiplan também doou mais de 220 toneladas de doações, demonstrando o papel estratégico da Companhia como agente de mobilização e desenvolvimento social.

"A Multiplan é um vetor de desenvolvimento urbano. Nossos shoppings cumprem um papel além do varejo, oferecendo suporte à população em momentos de emergência", reforça Vander Giordano, Vice-Presidente Institucional.

Governança forte e alinhamento com stakeholders

A Multiplan avançou em 2024 com práticas de governança que reforçam a solidez institucional. A companhia adicionou mais um membro independente ao Conselho de Administração e reinstalou o Conselho Fiscal. Além disso, as áreas de Auditoria Interna e Compliance seguiram ativas, assegurando que todas as práticas estejam em linha com as normas e reforçando a confiança de investidores, parceiros e da sociedade.

A Companhia também reforçou sua cultura de ética, integridade e transparência, com iniciativas que ampliam o diálogo com colaboradores, lojistas e investidores. Canais como o Canal de Ética, a Ouvidoria e o Fale com RH seguem ativos e fortalecidos, promovendo um ambiente organizacional baseado na escuta e na participação. No mesmo período, a Companhia realizou a 5ª edição da Semana do Compliance, que debateu boas práticas e conduta profissional, e lançou o programa Multiplicadores de Compliance, que engaja colaboradores de diferentes áreas na difusão de princípios éticos e na construção de um ambiente corporativo sólido e confiável.

Investimentos em expansão, revitalização e empreendimentos multiuso

A Multiplan investiu R$ 790,6 milhões em expansões e revitalizações em 2024, com destaque para entregas no DiamondMall (MG) e ParkShoppingBarigüi (PR), além de obras em andamento no MorumbiShopping (SP). A empresa também avança com projetos como o Golden Lake, bairro privativo em Porto Alegre com investimentos previstos de R$ 4 bilhões.

Um marco recente, em 2025, o Golden Lake recebeu a pré-certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) Gold na categoria "Communities: Plan and Design", tornando-se o primeiro projeto da capital gaúcha a alcançar esse reconhecimento. A certificação avalia desde eficiência energética até qualidade de vida e integração urbana, evidenciando o compromisso da companhia com construções sustentáveis.

Digitalização e cultura como pilares da experiência do cliente

O aplicativo Multi se consolidou como o maior do setor, com 8 milhões de downloads e 28 milhões de acessos. Em 2024, o programa de relacionamento registrou aumento de 73% no valor de notas fiscais cadastradas, enquanto o pagamento automático na entrada dos estacionamentos, presente em toda a rede, eliminou 30 milhões de tíquetes impressos, promovendo agilidade e sustentabilidade.

Mais de 1.200 eventos culturais foram realizados nos empreendimentos da Multiplan, reforçando a vocação dos shoppings como espaços de lazer, convivência e democratização da cultura, o que contribui para a fidelização, aumento de fluxo e valorização dos ativos.

Acesse o Relatório de Sustentabilidade 2024 completo através do link.