A Multiplan Empreendimentos Imobiliários (MULT3) divulgou hoje (24/04) os resultados operacionais e financeiros do primeiro trimestre de 2025 (1T25). Após a forte performance em 2024, a Companhia iniciou 2025 com um desempenho operacional positivo novamente, com destaque para as vendas dos lojistas, que alcançaram R$ 5,5 bilhões, uma evolução de 7,9% em relação ao 1T24 e o maior valor já registrado para um primeiro trimestre. A taxa de ocupação subiu 56 pontos-base (p.b), atingindo 96,3% no trimestre, e a receita de locação de shoppings aumentou 6,0% em relação ao ano anterior, totalizando R$ 397 milhões. Os resultados reforçam a capacidade da gestão da Multiplan para crescer com consistência, estabelecendo um início de ano sólido.
O desempenho recorde em vendas foi impulsionado por uma gestão ativa e mudança de mix, revitalizações e investimentos na experiência do consumidor, como os 237 eventos realizados no 1T25. O BarraShopping (RJ), que vem passando por amplas reformas, é o empreendimento que tem o maior volume de vendas do portfólio e, ainda assim, segue crescendo. O shopping registrou R$ 833,6 milhões em vendas no período, uma alta de 14,9% em relação ao 1T24.
O investimento da Companhia em seus empreendimentos por meio de expansões também trouxe impacto positivo. O DiamondMall (MG) e o ParkShoppingBarigüi (PR), que inauguraram novas áreas em novembro de 2024, estão entre os maiores crescimentos de vendas do grupo. No 1T25, os shoppings, juntos, atingiram R$ 619,8 milhões em vendas, uma evolução de 19,8% em relação ao 1T24. As expansões também impulsionaram o fluxo de veículos nas duas unidades, que, somadas, registraram alta de 9,5% em relação ao ano anterior, atraindo novos consumidores.
“Mais uma vez, tivemos um trimestre de ótimo desempenho, crescendo consistentemente. Nosso modelo de gestão e estratégia se mostram eficazes, trazendo resultados ainda melhores e novos recordes operacionais. Para 2025, seguimos investindo na evolução da Multiplan, com foco na melhoria do nosso portfólio, por meio de três expansões: Parque Shopping Maceió (AL), que será inaugurada no final do ano; MorumbiShopping (SP) e ParkShopping (DF), previstas para serem entregues em 2026. Além disso, concluiremos o ciclo de revitalizações planejado, como, por exemplo, no BarraShopping (RJ), MorumbiShopping (SP) e PátioSavassi (MG)”, aponta Eduardo Kaminitz Peres, presidente da Multiplan.
O executivo ressalta ainda a evolução da taxa de ocupação. Os principais aumentos foram registrados no New York City Center (RJ), ShoppingAnáliaFranco (SP) e ParkShopping (DF). No 1T25, a Multiplan apresentou um turnover de 0,8% da ABL total (7.146 m²), com 88 novas lojas satélites. Além disso, a inadimplência líquida ficou em 0,8%, contribuindo para o cenário positivo.
“Esta redução do turnover, aliada ao aumento da ocupação, demonstra uma estabilidade nos shoppings e a contínua demanda por espaços. Temos observado uma maior procura, tanto de marcas nacionais, como internacionais”, completa o presidente da Multiplan.
Este cenário operacional positivo influenciou diretamente os resultados financeiros da Multiplan. Entre os destaques estão: margem NOI recorde de 94,2%, a maior em um trimestre desde a abertura de capital da Companhia, e EBITDA, que subiu 2,5% e atingiu margem de 76,2%, índice recorde para um primeiro trimestre desde 2020.
Estratégia de alocação de capital
No primeiro trimestre de 2025, a Multiplan manteve sua estratégia de alocação de capital, aprovando R$ 110 milhões em Juros sobre Capital Próprio, recomprando 1,2 milhão de ações e cancelando 6 milhões de ações em tesouraria.
Paralelamente a essas iniciativas, a Companhia investiu R$ 120,5 milhões em expansões e revitalizações de empreendimentos, garantindo que seus imóveis atendam às necessidades de consumidores e lojistas e impulsionem o crescimento futuro. Essa estratégia contribuiu para um aumento de 44,1% no lucro por ação (LPA) em março de 2025 (12M), em comparação ao mesmo período do ano anterior, refletindo o compromisso da Companhia com o retorno aos acionistas e a criação de valor.
Imobiliário
O Golden Lake, projeto residencial que será o primeiro bairro privativo de luxo em Porto Alegre, continua a registrar vendas de sua segunda fase, o Lake Eyre, no 1T25. Até 24 de abril de 2025, mais da metade das 127 unidades já haviam sido vendidas e o total do VGV (Valor Geral de Vendas) esperado para esta etapa é de R$ 350 milhões. A construção está prevista para começar em junho de 2025.
Além disso, em março de 2025, 68,1% das unidades da primeira fase do Golden Lake – o Lake Victoria – haviam sido vendidas, representando um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 376,4 milhões.
Inovação Digital
O aplicativo Multi se consolida, cada vez mais, como o principal canal de contato com os clientes e, no 1T25, ultrapassou a marca de 8,5 milhões de downloads acumulados. O Programa de Relacionamento MultiVocê, que é hospedado dentro do aplicativo, teve uma alta de 73% no valor das notas cadastradas e já soma 2,3 mil benefícios e mais de 600 lojistas participantes.
Outro destaque foi o lançamento da seção “Conheça seu Cliente”, no Canal Lojista. A nova funcionalidade oferece insights personalizados com base na análise das notas fiscais enviadas ao programa MultiVocê, incluindo dados sobre consumo, participação do lojista nas visitas de seus clientes, perfil e comportamento de compra. Desta forma, os lojistas ganham mais subsídios para potencializar suas vendas.
Já o Acesso Multi, solução de pagamento automático de estacionamento dos shoppings, alcançou mais 1,5 milhão de veículos cadastrados, por mais de 1,2 milhão de clientes. No 1T25, o serviço completou um ano desde a remoção das cancelas de entrada e da adesão das principais tags de estacionamento ao sistema. O pagamento através do aplicativo Multi se tornou a principal forma de pagamento de estacionamento na rede.
Governança
No 1T25, a Multiplan fortaleceu ainda mais sua estrutura de governança. Em Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada em 28 de março, houve a eleição de um terceiro membro independente para o Conselho de Administração, totalizando quatro participantes externos, que oferecem competências diversificadas e ajudam a aprimorar os processos de tomada de decisão. Esse movimento reflete a dedicação da empresa em construir uma estrutura de governança que suporte o crescimento a longo prazo.
Para mais informações, acesse o balanço completo do 1T25 aqui.