Notícias

17.06.2019

Multiplan inaugura complexo de energia fotovoltaica que abastecerá o VillageMall

Clique na imagem para ampliar.

O empreendimento será o primeiro shopping brasileiro completamente abastecido por energia solar

Economia com energia limpa e renovável. É com esse propósito que a Multiplan inaugura o primeiro conjunto de usinas fotovoltaicas destinado a abastecer por completo um shopping center no Brasil, com potência instalada acima de 8MWp. O parque solar, construído pela EDP e localizado no norte de Minas Gerais, tem o objetivo de gerar 100% de energia para o shopping VillageMall, prevendo uma economia de mais de 40% - o que pode representar cerca de R$5,5 milhões ao ano.

A sustentabilidade e a preocupação com o impacto no meio ambiente sempre foram temas importantes para a Companhia. A criação do projeto, por exemplo, vai muito além da economia na conta de luz: a construção do sistema vai evitar a emissão de 227.655 toneladas de gás carbônico ao longo de 25 anos de operação – o que equivale ao plantio de 418 mil árvores.

Com 25.440 módulos fotovoltaicos, o complexo abrange uma área de 240 mil metros quadrados, o equivalente a 24 campos de futebol, e possui a tecnologia tracking – estrutura que se move de acordo com as mudanças no ângulo dos raios solares, permitindo a maior absorção possível de radiação. O projeto conta com uma linha de transmissão de 9,5 km de extensão para conectar as usinas à rede de distribuição e já recebeu a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para início da operação em teste. Projetada para gerar 17,520 GWh por ano, a energia é suficiente para abastecer cerca de 9,7 mil casas.

A construção das usinas é mais uma iniciativa sustentável realizada pelo VillageMall. Seu projeto arquitetônico baseado em iluminação natural com vidros low-e – considerados o recurso mais eficiente para barrar o calor com aproveitamento da luminosidade natural - e a cobertura verde no deck já demonstram que, desde sua concepção, existe um cuidado para reduzir o impacto ambiental. Além disso, o shopping possui escadas rolantes com sensor de movimento, que reduzem a velocidade quando não estão sendo utilizadas, diminuindo também o consumo de energia. Há ainda um sistema de automação de irrigação e também de reuso de água da chuva, além de sanitários com descargas e torneiras acionadas automaticamente, visando a redução do consumo de água. Já os resíduos gerados pelo empreendimento são separados e acondicionados em containers de acordo com sua natureza.

Com esta série de iniciativas e, em especial, com a construção do complexo de energia solar, a Multiplan reafirma seu compromisso com a busca de alternativas limpas e de fontes renováveis para atender aos lojistas e clientes de forma sustentável e inovadora.