História

“Promover, através do desenvolvimento de shopping centers e empreendimentos imobiliários, qualidade de vida, conveniência e geração de valor”.

E o sucesso dessa história está ligado diretamente à trajetória empreendedora de seu fundador e principal acionista, José Isaac Peres. Em 1963, ele fundou a incorporadora e promotora de vendas de imóveis Veplan Imobiliária Ltda. Três anos depois, lançou o edifício Cidade do Rio de Janeiro, no Centro do Rio, que foi um marco imobiliário na época, totalmente vendido em dois dias.

Em 1971, a Veplan já era uma das maiores incorporadoras do país, quando Peres realizou seu primeiro IPO na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Posteriormente, promoveu a fusão da Veplan com a H.C. Cordeiro Guerra, resultando na Veplan-Residência, que continuou sua trajetória de sucesso. Um dos destaques do período foi a construção do shopping center Ibirapuera, lançado em 1973 e inaugurado em 1975, em São Paulo – a primeira experiência de Peres na área de shopping centers. Neste ano, ele vendeu sua participação na Veplan-Residência para os sócios e constituiu a Multiplan.

Em 1977, foi tomada a decisão estratégica de entrar no ramo de shopping centers.
Confira abaixo, em detalhes, a história da Multiplan desde então:

Linha do Tempo

  • 1979

    A inauguração do 1º shopping da Multiplan foi também um marco para Minas Gerais. O BH Shopping, em Belo Horizonte, foi o primeiro shopping center do estado.

  • 1981

    A empresa inaugura dois dos seus grandes shoppings: o RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto, que se tornou uma referência no interior de São Paulo, e o BarraShopping, no Rio de Janeiro, um dos maiores complexos de compras e lazer da América Latina.

  • 1982

    Inauguração do MorumbiShopping, em São Paulo, eleito o melhor da cidade pela revista Veja São Paulo e pelo jornal O Estado de São Paulo.

  • 1983

    A Multiplan leva à Capital Federal um novo conceito em varejo, inaugurando o ParkShopping, eleito o Top of Mind de Brasília. No mesmo ano, entrega o condomínio residencial Chácara Santa Elena, em São Paulo, formado por cinco edifícios em extensa área verde de 59 mil m2 .

  • 1991

    A empresa vive sua primeira experiência internacional com a inauguração do CascaiShopping, em Portugal, primeiro shopping Center de padrão internacional do país.

  • 1992

    Lançamento do condomínio residencial Barra Golden Green na orla da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com 14 edifícios residenciais e o 1º campo de golfe iluminado da América Latina.

  • 1993

    Entrega do Morumbi Office Tower, que antecipou o sucesso de uma nova área comercial de São Paulo, a Avenida Berrini.

  • 1994

    Inauguração do Centro Médico BarraShopping, primeiro centro médico dentro de um shopping com 28 clínicas, um centro de diagnóstico e um day-hospital.

  • 1996

    Precursor do estilo fashion, o shopping DimondMall é inaugurado em Belo Horizonte, reunindo grifes de renome nacional e internacional. A Multiplan estabelece parceria com a Goldman Sachs Emerging Market Real Estate Fund, L.P.

  • 1998

    Entrega do Il Villaggio, condomínio residencial de alto luxo, em Miami, na famosa Avenida Ocean Drive, com vista eterna para o mar.

  • 1999

    Inauguração do shopping New York City Center, focado em lazer, no Rio de Janeiro, e do Shopping Anália Franco, que se tornou referência na Zona Leste de São Paulo.

  • 2000

    Entrega do Centro Empresarial BarraShopping, no Rio de Janeiro, formado por 11 edifícios comerciais, e interligado ao Barrashopping por uma passarela.

  • 2002

    Lançamento do condomínio residencial Península Green, com quatro edifícios, na região da Península, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

  • 2003

    Inauguração do ParkShoppingBarigüi, em Curitiba, um dos melhores shoppings do Paraná.

  • 2005

    Lançamento do condomínio residencial Royal Green Península, com dois edifícios, na região da Península, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

  • 2006

    Parceria com a Ontario Teachers' Pension Plan (OTPP), fundo de pensão de 289 mil professores canadenses com ativos avaliados em US$ 96,4 bilhões.

  • 2007

    A empresa faz seu IPO na Bovespa, entrando no Nível 2. A Multiplan também adquire 83,8% do Shopping Pátio Savassi, em Belo Horizonte.

  • 2008

    Inauguração do BarraShoppingSul, em Porto Alegre. Aquisição de 37,5% do Shopping Santa Úrsula, em Ribeirão Preto. Lançamentos da Cristal Tower, em Porto Alegre, e do Parque Shopping Maceió, em Maceió. Entrega do Centro Profissional MorumbiShopping, em São Paulo. Expansões do  RibeirãoShopping, do ParkShopping e criação do Espaço Gourmet no ParkShoppingBarigüi.

  • 2009

    Inaugurações do Shopping Vila Olímpia, na capital paulista, e de três expansões: Shopping Anália Franco, RibeirãoShopping e (a expansão frontal) do ParkShopping. Lançamento do ParkShopping São Caetano, no ABC Paulista. Realização da oferta subsequente de ações (Follow-on), que possibilitou a aceleração do plano de expansão da empresa.

  • 2010

    Aniversário de 35 anos da Multiplan. Expansões do BH Shopping,do Shopping Pátio Savassi e do ParkShoppingBarigüi. Lançamento dos shoppings VillageMall, ParShoppingCampoGrande e JundiaíShopping; e dos empreendimentos Centro Profissional RibeirãoShopping, MorumbiBusinessCenter e ParkShopping Corporate. Compra de mais 25% do Shopping Santa Úrsula e de 15,6% do Pátio Savassi.

  • 2011

    Lançamento do Morumbi Corporate, projeto de duas torres comerciais integradas ao complexo multiuso do MorumbiShopping, em São Paulo; e da expansão do Complexo RibeirãoShopping. Inauguração do 14º shopping da Multiplan, o ParkShopping São Caetano, em São Caetano do Sul (SP); e do Cristal Tower, torre de escritórios interligada ao BarraShoppingSul.

  • 2012

    O ano teve início com a venda integral do MorumbiBusinessCenter e a compra de mais 30% de participação no Shopping Vila Olímpia. No último trimestre, foram inaugurados o JundiaíShopping, o ParkShoppingCampoGrande e o VillageMall, além da 6º expansão do RibeirãoShopping.

  • 2013

    Inauguração das 7ª e 8ª expansões do RibeirãoShopping, que incluíram um amplo centro de eventos com 3.200 m². Entrega do Morumbi Corporate, duas torres comerciais integradas ao complexo MorumbiShopping, em São Paulo. Inauguração do Parque Shopping Maceió, 1º shopping center da Multiplan na região Nordeste.

  • 2014

    Multiplan comemora 40 anos, com campanha lúdica sobre a magia num shopping center, clique aqui e assista a campanha. Inauguração da 7ª expansão do BarraShopping, que somou 9,500 m² de Área Bruta Locável ao complexo. Abertura da primeira loja Apple do Brasil, no VillageMall.

  • 2015

    Entrega do empreendimento comercial DiamondTower e do residencial Résidence du Lac, ambos conectados ao BarraShoppingSul. As ações da Multiplan (MULT3) passam a fazer parte do principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, o Ibovespa. 

  • 2016

    Inauguração da expansão do Centro Médico BarraShopping. A nova área tem 3,5 mil metros quadrados e 11 novas clínicas de diversas especialidades, o que aumentou ainda mais a oferta de serviços médicos no complexo BarraShopping. A Multiplan adquiriu participações minoritárias no BarraShopping e no MorumbiShopping. Isso fez aumentar a participação da companhia na Área Bruta Locável (ABL) de cada shopping para 65,8% e 73,7%, respectivamente.

  • 2017

    Inauguração do ParkShopping Canoas, o 19º da Multiplan. Foram investidos aproximadamente R$ 500 milhões no empreendimento que é o mais completo do país, unindo natureza, entretenimento e compras. Um shopping único, interligado ao Parque Getúlio Vargas através de uma passarela, possui ainda a maior arena de patinação no gelo do Brasil, além de 264 lojas, sete salas de cinema e um centro de eventos para 1.200 pessoas, entre outras atrações.