English|Português
Lojista:
Login:
Senha:

/A Multiplan

Quem Somos
|
História
|
Atividades
|
Parceiros
|
Prêmios
|
Notícias
|
Na Mídia
|
Responsabilidade Corporativa
|
Sobre o Empreendedor
História

“Promover, através do desenvolvimento de shopping centers e empreendimentos imobiliários, qualidade de vida, conveniência e geração de valor”. Essa é a missão que norteia os 38 anos da Multiplan. E o sucesso dessa história está ligado diretamente à trajetória empreendedora de seu fundador e principal acionista, José Isaac Peres. Em 1963, ele fundou a incorporadora e promotora de vendas de imóveis Veplan Imobiliária Ltda. Três anos depois, lançou o edifício Cidade do Rio de Janeiro, no Centro do Rio, que foi um marco imobiliário na época, totalmente vendido em dois dias.

Em 1971, a Veplan já era uma das maiores incorporadoras do país, quando Peres realizou seu primeiro IPO na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Posteriormente, promoveu a fusão da Veplan com a H.C. Cordeiro Guerra, resultando na Veplan-Residência, que continuou sua trajetória de sucesso. Um dos destaques do período foi a construção do shopping center Ibirapuera, lançado em 1973 e inaugurado em 1975, em São Paulo – a primeira experiência de Peres na área de shopping centers. Neste ano, ele  vendeu sua participação na Veplan-Residência para os sócios e constituiu a Multiplan.

Em 1977, foi tomada a decisão estratégica de entrar no ramo de shopping centers.Confira abaixo, em detalhes, a história da Multiplan desde então:

Linha do Tempo
1979

A inauguração do 1º shopping da Multiplan foi também um marco para Minas Gerais. O BH Shopping, em Belo Horizonte, foi o primeiro shopping center do estado.

1981

A Empresa inaugura dois dos seus grandes shoppings: o RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto, que se tornou uma referência no interior de São Paulo, e o BarraShopping, no Rio de Janeiro, um dos maiores complexos de compras e lazer da América Latina.

1982

Inauguração do MorumbiShopping, em São Paulo, eleito o melhor da cidade pela revista Veja São Paulo e pelo jornal O Estado de São Paulo.

1983

A Multiplan leva à Capital Federal um novo conceito em varejo, inaugurando o ParkShopping, eleito o Top of Mind de Brasília. No mesmo ano, entrega o condomínio residencial Chácara Santa Elena, em São Paulo, formado por cinco edifícios em extensa área verde de 59 mil m.

 

1991

A Empresa vive sua primeira experiência internacional com a inauguração do CascaiShopping, em Portugal, primeiro shopping Center de padrão internacional do país.

1992

Lançamento do condomínio residencial Barra Golden Green na orla da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com 14 edifícios residenciais e o 1º campo de golfe iluminado da América Latina.

1993

Entrega do Morumbi Office Tower, que antecipou o sucesso de uma nova área comercial de São Paulo, a Avenida Berrini.

1994

Inauguração do Centro Médico BarraShopping, primeiro centro médico dentro de um shopping com 28 clínicas, um centro de diagnóstico e um day-hospital.

1996

Precursor do estilo fashion, o shopping DimondMall é inaugurado em Belo Horizonte, reunindo grifes de renome nacional e internacional. A Multiplan estabelece parceria com a Goldman Sachs Emerging Market Real Estate Fund, L.P.

1998

Entrega do Il Villaggio, condomínio residencial de alto luxo, em Miami, na famosa Avenida Ocean Drive, com vista eterna para o mar.

1999

Inauguração do shopping New York City Center, focado em lazer, no Rio de Janeiro, e do Shopping Anália Franco, que se tornou referência na Zona Leste de São Paulo.

2000

Entrega do Centro Empresarial BarraShopping, no Rio de Janeiro, formado por 11 edifícios comerciais, e interligado ao Barrashopping por uma passarela.

2002

Lançamento do condomínio residencial Península Green, com quatro edifícios, na região da Península, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

2003

Inauguração do ParkShoppingBarigüi, em Curitiba, um dos melhores shoppings do Paraná.

2005

Lançamento do condomínio residencial Royal Green Península, com dois edifícios, na região da Península, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

2006

Parceria com a Ontario Teachers' Pension Plan (OTPP), fundo de pensão de 289 mil professores canadenses com ativos avaliados em US$ 96,4 bilhões.

2007

A Empresa faz seu IPO na Bovespa, entrando no Nível 2, e adquire 83,8% do Shopping Pátio Savassi, em Belo Horizonte.

2008

Inauguração: BarraShoppingSul, em Porto Alegre. Aquisição de 37,5% do Shopping Santa Úrsula, em Ribeirão Preto. Lançamentos: Cristal Tower, em Porto Alegre, e Parque Shopping Maceió, em Maceió. Entrega do Centro Profissional MorumbiShopping, em São Paulo. Expansões: RibeirãoShopping, ParkShopping e Espaço Gourmet do ParkShoppingBarigüi.

2009

Inaugurações do Shopping Vila Olímpia, na capital paulista, e de três expansões: Shopping Anália Franco, RibeirãoShopping e (a expansão frontal) do ParkShopping. Lançamento do ParkShopping São Caetano, no ABC Paulista. Realização da oferta subsequente de ações (Follow-on), que possibilitou a aceleração do plano de expansão da empresa.

2010

Aniversário de 35 anos da Multiplan. Expansões: BH Shopping, Pátio Savassi e ParkShoppingBarigüi. Lançamento: shoppings VillageMall, ParShoppingCampoGrande e JundiaíShopping; e empreendimentos Centro Profissional RibeirãoShopping, MorumbiBusinessCenter e ParkShopping Corporate. Compra de mais 25% do Shopping Santa Úrsula e de 15,6% do Pátio Savassi.

2011

Lançamento do Morumbi Corporate, projeto de duas torres comerciais integradas ao complexo multiuso do MorumbiShopping, em São Paulo; e da expansão do Complexo RibeirãoShopping. Inauguração do 14º shopping da Multiplan, o ParkShopping São Caetano, em São Caetano do Sul (SP); e do Cristal Tower, torre de escritórios interligada ao BarraShoppingSul.

2012

O ano teve início com a venda integral do MorumbiBusinessCenter e a compra de mais 30% de participação no Shopping Vila Olímpia. No último trimestre, foram inaugurados o JundiaíShopping, o ParkShoppingCampoGrande e o VillageMall, além da 6º expansão do RibeirãoShopping. Atualmente, a Multiplan desenvolve um shopping e quatro empreendimentos imobiliários.

2013

Inauguração da 7ª expansão do RibeirãoShopping, que acrescentou 6.420 m² de Área Bruta Locável ao empreendimento, além de um amplo centro de eventos com 3.200 m². Entrega do Morumbi Corporate, duas torres comerciais integradas ao complexo MorumbiShopping, em São Paulo. Inauguração do Parque Shopping Maceió, 1º shopping center da Multiplan na região Nordeste.

A Multiplan
Shopping Centers
Rio de Janeiro
São Paulo
Minas Gerais
Rio Grande do Sul
Paraná
Distrito Federal
Alagoas
Incorporação Imobiliária
Comercialização
Merchandising
Novos Projetos
EnglishMultiplan Empreendimentos Imobiliários S.A. Todos direitos reservados